quinta-feira, 13 de junho de 2013

Roteiro 2 - Madureiraaa, láááá, lááá iaáááá

“O meu lugar,
é cercado de luta e suor,
esperança num mundo melhor,
e cerveja pra comemorar.

O meu lugar,
tem seus mitos e seres de luz,
é bem perto de Oswaldo Cruz,
Cascadura, Vaz Lobo, Irajá.

O meu lugar,
é sorriso é paz e prazer,
o seu nome é doce dizer,
Madureira, lá, laiá.
Madureira, lá, laiá.”
(Meu Lugar – Arlindo Cruz)

E é com esse samba de Arlindo Cruz que eu começo o post de hoje.
Mais um roteiro para o projeto Conhecendo o Rio e eis que vos apresento...Madureira!

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, mais conhecido como subúrbio, Madureira sempre foi um bairro bem movimentado...Famoso pelo comércio vasto (você encontra de tudo, eu disse...tudo) e pelo reduto da velha guarda do samba (Portela e Império Serrano), o bairro sempre foi famoso, tanto é que ganhou uma música..rsrs.

Eu sempre frequentei Madureira, principalmente quando era menor...Ia sempre com a minha mãe aos sábados, como ela dizia: “ver as modas”. Se a gente precisasse comprar qualquer coisa era lá que íamos. Só que o tempo passou, comecei a trabalhar e tudo o que eu poderia fazer em madureira foi transferido para o centro da cidade. Então, eu meio que acabei esquecendo o bairro.

No último sábado, resolvi voltar à Madureira e tive uma ótima surpresa ao visitar um dos mais novos locais de lazer do bairro: O Parque Madureira

O Parque

O parque está localizado onde antes era uma mistura de comunidade com comércio ambulante. Um lugar nada bonito e bem barulhento. Hoje é uma área de lazer enorme...O terceiro maior parque do Rio de Janeiro (perdendo para o Aterro do Flamengo e para a Quinta da Boa Vista), equivalente a 14 estádios do Maracanã, já dá pra perceber que o local não é meramente uma pracinha do subúrbio né? Rsrs

Como sempre, todos os meus passeios pelo Rio tem uma participação especial...E dessa vez eu contei com o bom humor da Sarah, Sarinha...para os íntimos (Sarah, melhor cia eu não poderia ter...obrigada).

Chegamos ao parque por volta de 10:00 (mas o parque abre bem cedo – 07:00). Gente, ao chegar na entrada principal do parque (Rua lateral do shopping de madureira) me deparo com uma área enorme...Digno de local de primeiro mundo. Eu ainda estava em Madureira? Na barulhenta Madureira? Sim, eu estava!


Entrada do Parque de Madureira...

Comecei a ficar embasbacada aqui...rsrs



Depois de ter ficado embasbacada com o tamanho do local e do quão preservado estava, nós começamos a andar...Vimos que tinha um palco montado, pois teria um show de música naquela noite (gratuito)...Andamos, andamos, andamos e enfim chegamos na Nave do Conhecimento.


Nave do Conhecimento

A Nave do Conhecimento é um local onde são disponibilizados computadores com acesso gratuito à internet. Eu acho que tinha pelo menos uns 20 computadores (novos) prontinhos para serem usados. Você só precisa se cadastrar...Você pode efetuar o cadastro pela internet (http://www.pracadoconhecimento.org.br/#/cadastro) ou pode fazer ali na hora através das máquinas de auto-atendimento ou com a mocinha que fica na recepção.

Eu já tinha feito o meu cadastro pela internet, mas eu não lembrava qual o usuário que eu tinha criado (normal...rs). Mas isso não foi um problema. A menina da recepção prontamente criou um novo login pra mim e uma senha. Pronto, era só eu pedir para ela liberar um computador pra mim e começar a usar!

Dando uma olhada no local eu vi que tinha tipo uns nichos na parede, com colchão e um tablet acoplado pronto para uso. Ali podem ficar crianças de até 10 anos, brincando no tablet ou simplesmente lendo um livro. Muito legal!

No espaço tinham ainda telas sensíveis ao toque que contam a história do samba, mapas interativos sobre os bairros e um mini acervo digital de obras literárias de autores que fizeram história no nosso Brasil.

Eu não resisti e pedi para liberar um computador pra mim...Queria testar, ver se a internet era rápida. E sim...A internet era super rápida e cada computador tem um fone de ouvido acoplado...Show! O tempo máximo de permanência nos finais de semana é de 30min. Durante a semana também é esse tempo, mas pode ser prorrogado para mais 30min, totalizando 1 hora. Porém, se você estiver ali trabalhando ou estudando, você pode ficar o tempo que achar necessário.

O local também oferece oficinas e cursos, que estão disponíveis no site (http://www.pracadoconhecimento.org.br/#/omeubairro/cursos/madureira).

Entrada da Nave do Conhecimento...

Todos os computadores com acesso à internet...

Bike Itaú

Aqui no Rio, o Banco Itaú instalou um projeto entitulado Bike Rio. Funciona assim: Você acessa o site (http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp) e realiza o seu cadastro inserindo os dados do seu cartão de crédito. Realizado o cadastro, você pode emitir passes de utilização. Cada pessoa pode ter até 5 passes. E para sair pedalando por aí é só você localizar a estação mais próxima, ligar para o número informado na estação (ou utilizar o aplicativo disponibilizado para Android ou Iphone), liberar o passe e pronto! Você tem 1 hora para entregar a bicicleta na próxima estação.

Uma observação: O passe para o parque de madureira é gratuito. Você faz o cadastro utilizando o seu cartão, mas não é debitado nenhum valor. A não ser que você ultrapasse o período permitido (1 hora), aí será debitado R$ 5,00 para cada hora ultrapassada!

Para utilizar o sistema nos demais postos o valor cobrado é de R$10,00 por dia. Ou você pode comprar um passe mensal e aí os R$10,00 serão debitados mensalmente do seu cartão de crédito. Esse último só acho vantagem para quem mora na Zona Sul e pode utilizar as bikes com uma maior regularidade!

Se você quiser ver a relação de estações de bike, é só clicar aqui: http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp. A maioria das estações estão localizadas na Zona Sul, mas Madureira também foi agraciado com o projeto...Dentro do parque existem 3 estações disponíveis.

A Sarah não tinha o cadastro ainda, então aproveitamos que estávamos conectadas na Nave do Conhecimento, fizemos o cadastro dela rapidinho e pronto!

Fomos para estação mais próxima para alugar nossas bikes. Eu tinha baixado o aplicativo para o meu celular, mas o sinal estava péssimo (Eu amo a TIM, só que não...rsrs). Então, resolvi ligar...E foi muito mais fácil. Era só digitar o número da estação em que estávamos e depois o número da posição da bicicleta que iríamos retirar...Feito isso, uma luz verde começa a piscar e você retira a sua bike.

Dica: Antes de sair digitando o número da bike, faça uma pequena inspeção nela. Cheque os freios, pedais, bancos e pneus. Eu fui no calor da emoção e peguei a primeira bicicleta que vi...Pra minha sorte estava tudo ok, só depois fui avisada, pelo carinha que cuidava das bikes, que eu deveria ter esse cuidado. Se você pegar uma bike e a mesma não estiver boa, você vai precisar esperar 25 minutos para pegar uma nova bike...Então, atenção!

Eu e minha Bike...

Nossas Bikes...
Nós pegamos nossas bikes e fomos pedalar...Conhecemos o parque de ponta a ponta e eis que paramos em uma “praia”...rsrs

A Praia de Madureira

“Gaby...Surtou? Madureira não tem praia”...É não tem mesmo, e a praia mais próxima fica a pelo menos uns 45 minutos de lá...Mas em uma parte do parque foi criado um espaço com areia de praia e uma mini cachoeira...Estava calor naquele sábado e o que eu mais vi foram crianças brincando, se molhando e se divertindo horrores ali na “praia”.

É lógico que eu não poderia perder a oportunidade né? Como era uma “cachoeira”, tinha como você entrar só na parte de trás e e não se molhar...rsrs. Tá, tá...Tosco eu sei, mas tudo em função do blog...rsrs
Quem disse que Madureira não tem praia? rsrs

Tudo pelo blog...rs (Reparem no ser humano ao meu lado...Huahuahuaha)

Minha parceira do dia...Amei Sarinha :-)
Pedalando pelo Parque

Enquanto eu pedalava notei que tinha espaço de massagem, mesas de ping pong, pistas de skate (enormes e em diferentes níveis de dificuldade), quiosques, mirantes, locais que alugam aquelas bicicletas que podem andar 2 pessoas ao mesmo tempo, enfim...Muita coisa.


Eu vi pessoas se exercitando ou só relaxando. Vi famílias fazendo pique-nique e casal de namorados se curtindo. Vi crianças brincando e pais desesperados correndo atrás delas...rsrs. Vi estudantes de fotografia com suas Canons e Nikons em punho prontos para o melhor clique...Vi até um grupo de pagode tirando umas fotos (o grupo não era famoso e devia estar fazendo fotos de lançamento do CD..rsrs)

Eu e Sarah entregamos as bikes, resolvemos andar um pouco mais pelo parque e paramos para comprar uma água e tomar um sorvete em um dos quiosques espalhados pelo parque. Ah é...Tem vários quiosques disponíveis...Você pode tomar uma casquinha do Bob’s (sim, tem Bob’s lá...rs) ou tomar um drink em outro local.
Um dos quiosques...

Enfim, o Parque de Madureira me surpreendeu...Tive bons momentos lá e com certeza voltarei. Vai virar o meu novo refúgio e o melhor...Pertinho de casa. E como diria Arlindo Cruz:

O meu lugar,
é sorriso é paz e prazer,
o seu nome é doce dizer,
Madureira, lá, laiá.
Madureira, lá, laiá.”
Ahhh Madureira...


5 comentários:

  1. Adoreiii o post!!!
    Nunca iria imaginar que era assim, esperava por um parque mais no estilo antigo, tipo balanços, escorregas, gangorras e campo de futebol... rsrsrs
    Com certeza vou querer ir lá um dia p aproveitar!
    Mandou bem amiga! (como sempre) hehehe
    Bjuuuu
    Taniii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tami...tem muita gente ainda que não descobriu o parque...Mas eu faço o serviço de utilidade pública e só coloco o pessoal na boa aqui na Cidade Maravilhosa :-)

      Excluir
  2. Ae, não quero ser escrota não, mas uma amiga minha disse q no verão foi no Parque e tinha um pessoalzinho se banhando na tal cachoeira e tomando sol na cadeira de praia...galerinha "daquele" naipe, estilo passando blondor...hauhuahuhuah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline...Eu só posso falar sobre o que eu vi e o que eu vi numa época de Outono/Inverno foi um lugar bem agradável de ficar. Concordo que no verão o clima deve "esquentar", mas não é só pelo fato de ser Madureira...Pq se você for em qualquer praia da Zona Sul ou Barra da Tijuca também vai ver a galerinha "daquele" naipe...rsrs.

      Posso dizer que tive um tempo agradável lá e acho que todo mundo deveria tirar as suas próprias conclusões ;-)
      Bjs
      Gaby

      Excluir