domingo, 28 de julho de 2013

São Paulo para Cariocas... - Parte Final

E era o nosso último dia em São Paulo, estávamos mortas com farofa do dia anterior, então nos permitimos dormir um pouco mais. Como o dia amanheceu meio chuvoso e na nossa programação estava incluído o Parque Ibirapuera, nós nem nos movimentamos e continuamos dormindo o sono dos justos!
Fomos levantar lá pelas 10:30, arrumamos as malas (pois tínhamos que fazer o check-out ao meio dia), tomamos aquele banho pra despertar e fomos pra rua.
Como já tínhamos perdido o café da manhã (que encerrava às 10) decidimos comer a outra metade do sanduíche de Pernil da Isabela e umas fatias de pizza que tinham sobrado do dia  anterior (antes de sairmos para o Pub Crawl pedimos pizza J). Não foi o melhor dos mundos para um café da manhã, mas era o que tinha!!!!
Pegamos o nosso mapinha e fomos andando em direção ao Ibirapuera. No meio do caminho encontramos o nosso colega de quarto, um gaúcho muito do figura que falava mais do que o Homem da Cobra...rsrs. Ele conhecia bem o caminho e foi com a gente até a entrada do parque.
Parque Ibirapuera
Pra você que pensa que a cidade de São Paulo só tem prédio...Esse parágrafo é pra você.
De acordo com o Wikipedia:  O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.”
O parque abriga ainda 3 museus:
MAM (Museu de ArteModerna)
Acervo com obras de Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Di Cavalcanti
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3
Visitação: Terça a domingo e feriados, 10h às 18h (encerramento bilheteria às 17h30). Fechado às segundas-feiras (inclusive feriados)
MAC – Museu de ArteContemporânea
“O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP), ganhou uma nova casa no dia 28 de janeiro, no imponente prédio projetado por Oscar Niemeyer, ex-Detran, em frente ao Parque Ibirapuera.”Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo
Quando: 3ª/dom 10h/18h
Quanto: grátis
Museu Afro Brasil
“O Pavilhão Manoel da Nóbrega, inaugurado em dezembro de 1953, foi projetado por Oscar Niemeyer e é tombado pelo iphan. O Museu Afro Brasil, aberto em 2004, tem o compromisso social de revisitar a história, sob a perspectiva do negro, e apresenta a cultura negra africana ou afro-brasileira como característica da identidade nacional.”
Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10
Visitação: Terça a domingo, 10h as 17h
Chegamos no parque por volta de 13:00 e estava cheio. A chuva tinha dado uma trégua e o tempo até abriu um pouquinho. Eu sabia que tinha como alugar bicicletas ali na entrada, mas a fila estava tão grande quanto a fila do pastel do Mercado Municipal...Desistimos de alugar a bike e fomos caminhando pelo Parque.
O local é bem grande e ótimo para ficar de bobeira nos gramados ou em frente ao lago, correr, andar de patins, caminhar...enfim...sair um pouco do corre-corre diário e viver um pouco mais, coisa que o Paulista precisa  aprender a fazer mais...Nós não resistimos a uma sombrinha na árvore e ficamos por ali um pouco, de papo furado e refletindo na vida.
Parque Ibirapuera
Parque Ibirapuera...Tb tem laguinho :-)

Ai, ai...
Porque quando a gente está viajando, deitar na grama é algo que se torna prazeroso!
Formigas? Quem se importa com elas? rs
E você ainda acha que não tem verde em São Paulo?

Começamos a notar que o tempo estava ficando meio feio, então fomos para a próxima parada do dia....
Informações:
Horário: Todos os dias de 05:00 às 00:00
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão10, VIla Mariana - São Paulo - SP, 04094-050

Estação da Luz
Saímos do Ibirapuera, pegamos um táxi e fomos direto para a Estação da Luz. Não queríamos perder muito tempo com o ônibus (apesar que eu já sabia qual o ônibus que pegava). O Táxi deu R$ 30,00 e levamos em torno de uns 15 minutos para chegar.
O entorno da estação não é muito seguro, então evite ficar transitando ali pelo lado de fora da estação com mapas e máquinas fotográficas no pescoço. Ali parece que se formou uma espécie de cracolândia (pessoas viciadas em crack ficam por ali), então ocorrem alguns assaltos nas redondezas. Fique esperto quando for pedir informação à alguém. Dê preferência sempre aos policiais do que as pessoas que passam nas ruas. #FicaADica
A estação é muito bonita. Toda feita em aço fundido. Aço este que foi trazido da Inglaterra para o Brasil afim de constituir a arquitetura da estação. No início do século XX a estação da Luz era a principal porta de saída do café, que seria exportado do Porto de Santos para a Europa. Na década de 40, os trens no Brasil começaram a sofrer um processo de degradação e somente a partir de 1990 a estação começou a passa por diversas reformas, reforma essa que visava a incorporação do Museu da Língua Portuguesa à Estação da Luz.
A Estação vale a visita, nem que seja só para admirar a estação por dentro e tirar uma foto clássica do lado de fora.
A estrutura de ferro da Estação da Luz

Essa estação é linda, não?
Você pode achar que um museu e que fale sobre o português deve ser chato pra caramba né? Pois, você se enganou. Um dos museus mais legais que já visitei, te instiga a conhecer melhor a nossa língua, como ela surgiu e como ela se transformou através dos tempos.
Quando você compra o seu ingresso você ganha um ticket rosa com um horário. E esse ticket vale para assistir um filme explicativo e ter uma experiência linda com as poesias mais famosas do Brasil.
Entrada do Museu
Como ainda era cedo para o filme, resolvemos conhecer um pouquinho o Museu. Começamos pelo primeiro andar onde normalmente ficam expostos as exposições temporária. Desta veze a exposição era sobre Rubem Braga, escritor, jornalista e diplomata famoso no Brasil.
Informação sobre a exposição Rubem Braga Retirado do Site do Museu da Língua Portuguesa
Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar
Exposição em comemoração ao centenário do grande cronista capixaba chega ao Museu da Língua Portuguesa
Visitação: 25 de junho a 01 de setembro de 2013
A mostra interativa comemora o centenário do autor e reúne textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações, para que os visitantes – em especial as novas gerações – possam mergulhar no universo deste grande escritor. Nascido em 12 de janeiro de 1913, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Rubem Braga elevou a crônica à potência máxima na literatura brasileira.
Exposição Rubem Braga na ala Os Pássaros...

Depois da exposição, fomos para o segundo andar. Lá você pode aprender um pouco mais sobre a origem da língua portuguesa e entender como algumas palavras que usamos no nosso dia-a-dia, vieram parar aqui no Brasil. Tribos indígenas, Grupos Africanos, Imigrantes Europes, tudo isso influenciou no modo que falamos hoje. Quer ver? As palavras Moleque e Bagunça, por exemplo, são de origem africana. E a palavra Sorvete tem origem árabe...Sabia dessa? Rsrs
Ah! Lembra do ticket rosa que recebemos com o horário? Pois é? Quando estavam faltando mais ou menos uns 10 minutos, fomos para o terceiro andar e foi uma das partes mais legal. Primeiro você entra num auditório e assiste um filme de uns 10 minutos (narrado pela Fernanda Montenegro).  O filme conta a história da língua portuguesa.
Depois do filme você entra na Praça da Língua, um lugar que tem arquibancada dos dois lados e são projetadas imagens relacionados aos poemas e trechos literários mais famosos do Brasil. Uma verdadeira aula de literatura. Achei lindo demais!
A visita ao museu vale muito a pena. Tanto para adultos, como crianças.
Vale a pena uma visita!
Informações:
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo – SP
Ingresso: R$ 6,00 (estudante e idosos pagam meia entrada)
DICA: O Museu oferece visitas guiadas,  gratuitas,  pela estação da Luz. Acontece
Todos os sábados, domingos e feriados às 12h e 14h, partindo da entrada de visitantes do Museu.
Pizzaria 1900
Não tem como sair de São Paulo e não ir à uma pizzaria. As pizzas de São Paulo são as melhores, tenho que confessar.
Eu já tinha visto uma relação das 10 melhores pizzarias de São Paulo e a 1900 era uma delas. Como a pizzaria está localizada na Vila Mariana, pertinho do hostel, resolvemos ir lá mesmo, pois dava pra voltar andando pro hostel depois (vamos desgastar a pizza né? Rs)
Pense num lugar agradável, com garçons pró-ativos e com um atendimento muito bom. Pensou? Então...esse lugar é a 1900.
Com um menu super variado de sabores de pizza, você fica até meio na dúvida do que vai escolher. Como a pizza podia ser dividida em até 3 sabores, cada uma escolheu o sabor que queria e assim foi. O garçon havia nos informado que a pizza daria 8 pedaços, mas quando a pizza chegou vieram em 9. Perfeito...3 pedaços pra cada uma, sendo que todas poderiam experimentar os 3 sabores J
Como estávamos na indecisão dos sabores, pedimos uma entrada que consistia numa massa fininha de pizza, assada que acompanhava 3 molhos (mostarda com ervas, sardela e cream cheese).Gente, era perfeito! Os molhos  estavam deliciosos. Meu preferido era o de mostarda com ervas...Eu pensei assim: “se a entrada estava boa, imagina a pizza...”
A pizza chegou e...Meu Deus...que cara boa! Nós pedimos os 3 sabores: XXV (presunto defumado, cebolas caramelizadas, cream cheese e ciboulette), Siciliana (calabresa moída, mozzarela e tomate fatiado) e Vitoriana (Mozzarela de búfala, tomate fatiado, parmesão, manjericão e borda com gergelim).
A massa fina, com recheio pra caramba...De fato, as pizzas de São Paulo dão de 10 a 0 nas do Rio de Janeiro.
Os garçons sempre estavam de olho nos nossos pratos, quando terminávamos eles vinham servir o próximo pedaço. Sempre perguntando se estava tudo bem.
E para terminar de colocar o pé na jaca, pedimos uma sobremesa chamada de Giromille...Era como se fosse uma rosca feita com massa de pizza, recheada com nuttela e morango com calda de chocolate e sorvete de creme por cima. Pedimos 1 para dividir para nós 3...Perfeito!
Aí você me pergunta: “quanto deu essa brincadeira toda, Gaby?”  . A conta deu R$ 127,00 (com os 10%). A entrada + 3 bebidas + a pizza com 3 sabores + sobremesa. Achei um valor super justo.
OBS: Aqui no Rio, sempre quando alguém pede uma pizza com vários sabores, sempre é cobrado o valor mais caro. Então se você pedir uma pizza metade mozzarela metade portuguesa, o valor que você paga é o da Portuguesa. Super errado isso. Lá em Sampa, não. O É feita uma média dos 3 sabores escolhidos. Muito mais justo. Achei super legal isso! Bem que o Rio de Janeiro podia aprender isso com São Paulo né?
OBS 2: Não tem foto da pizza nem da sobremesa...Não deu tempo...hauhauhauahua

A única coisa que eu "lembrei" de tirar foto...A fome era negra...rsrs
A Volta pra Casa
O nosso ônibus estava marcado para 23:59, saindo da rodoviária do Tietê. Mas, ficamos de papo com o pessoal do albergue e esquecemos da hora. Quando nos ligamos já eram 23:10...Pedimos um táxi, mas teríamos que esperar uns 15 minutos...Como ficamos com medo do táxi atrasar íamos pra rua pra esperar o táxi. Até que um dos meninos da recepção do hostel se ofereceu para nos levar até a rodoviária (devido a um pagamento...lógico...nada é de graça nessa vida). Nós topamos na hora e até agradecemos, mas...Quando chegamos na rodoviária, ele nos cobrou R$ 50,00 pela “corrida”, trajeto este que de táxi daria uns R$ 30,00 no máximo. Ele usou de má fé conosco e ainda nos deixou na entrada errada (ainda tivemos que andar um bom pedaço até a entrada correta da rodoviária). Fica a lição...Se alguém te oferecer carona por um preço “módico”, combine esse preço antes, barganhe, negocie...Como estávamos no calor da emoção para ir embora, não nos atinamos pra isso...Mas fica o aprendizado!
Resumindo, São Paulo é uma cidade que ferve de cultura (ainda tem muitos lugares que quero conhecer) e que tem uma grastronomia incrível (não comemos nada ruim na cidade...tudo era bom...do pastel à pizza).
E aí? Você ainda vai ficar com aquele pré-conceito bobo com a cidade de São Paulo? Vá, conheça e tire as suas próprias conclusões “meu”...rsrs.

2 comentários:

  1. Oi Gabi! Eu como uma autentica paulistana amei sei post. Tmb acho essa rixa uma coisa ridicula, kda cidade tem seus Pros e contras. Qnd vc voltar ak e precisar de uma guia pode me chamar! Qnd quiser conhecer a ZL tmb tamu junta rsrsrs. Amei seu blog, meu sonho eh ser mochileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen, pois é...Cada cidade tem o seu charme e seu SP é minha preferida no Brasil quando se trata de cultura e gastronomia. Pode deixar que quando eu voltar, te falo e o convite vale também pra vc quando quiser vir ao Rio de Janeiro.

      Excluir