domingo, 16 de março de 2014

Praça XV – Mais que um simples caminho para as barcas

Eu moro no Rio de Janeiro há uns 26 anos (nem pense em fazer contas sobre a minha idade...rsrs) e por muitas vezes já passei pela praça XV seja simplesmente pra pegar um ônibus no ponto que fica bem ali em frente, pra correr pra não perder a barca que faz a travessia Rio-Niterói ou até mesmo para pegar a barca que vai pra Ilha de Paquetá (que merece um post a parte). Mas nunca imaginei que aquele local teria tantas histórias...

Praça XV...Palco de vários eventos importantes para o Brasil.
Os Arredores
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB para os íntimos) e Centro Cultural dos Correios, dois dos principais espaços expositivos da cidade localizados um ao lado do outro. Quer mais moleza que isso?

O CCBB sempre tem exposições interessantes e fazem você viajar pelo mundo das artes.

O Centro Cultural dos Correios também abriga exposições interessantes e confesso pra vocês que descobri este espaço há pouco tempo...Sabe quando você passa, fala que vai entrar um dia e nunca entra? Pois é, mas aí um dia eu entrei e me encantei.

O melhor de tudo isso...Os dois espaços possuem entrada gratuita...0800...

Informações:

CCBB - Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.


Centro Cultural dos Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 12 às 19h


Mercado Cultural


Se no primeiro sábado de cada mês você corre para a Rua do Lavradio para apreciar a Feira do Rio Antigo no segundo sábado de cada mês você precisa correr para Praça XV.

Barraquinhas que vendem de tudo um pouco...Desde cadernos encapados com estampas exclusivas, bolsas lindas feitas de fita cassete (tá duvidando?) e sandálias fofas feitas por uma das vendedoras mais simpáticas que já conheci.

- A Pretta à Porter
Imagine sandálias rasteirinhas fofas com estampas que fazem a mais “ogra” das meninas se derreterem...Pois é, quando eu bati o olho, me apaixonei e parei pra perguntar se tinha o meu tamanho. A Marcela (vendedora e fabricante das sandálias) foi uma fofa, me atendeu super bem e deu dicas de qual acharia que ficaria mais bonita em mim...Eu sei que quando eu vi já estava com duas sandálias na mão e conversando sobre o Gaby Pelo Mundo e CouchSurfing...Saí de lá feliz e com duas fofuras para os pés.

Conheça mais o trabalho da Marcela aqui.

Ah! Ela também expõe na Feira da Rua do Lavradio.

OBS: O Pretta à Porter tem maquininha de cartão :) (nem gosto)

O Arco do Telles
Um conjunto de três prédios iguais formavam o antigo palacete dos Telles de Menezes, a família rica e burguesa que morava ali e batizou o que hoje então conhecemos como o Arco do Telles.

Devido a um grande incêndio que ocorreu em 1790 o arco, que servia de passagem para a Rua do Ouvidor, foi tudo o que restou. Hoje o Arco do Telles é sinônimo de boemia com seus muitos bares. Sexta-feira a noite ali fica bem cheio. Todo mundo que ralou muito durante a semana e quer dar as boas-vindas ao final de semana tão esperado!


"Seu Telles"


Travessa do Comércio
Ainda seguindo ali pelo Arco do Telles você se depara com a Travessa do Comércio com seus restaurantes, bristrôs, um clima descontraído, aconchegante e um revezamento musical entre o Choro e o Samba. É um daqueles lugares que você passa e só quer ficar ali sentado batendo um bom papo com amigos, com o seu amor ou só você e um bom livro.

Na Travessa do Comércio você vai se deparar com uma das casas onde morou Carmem Miranda (a nossa pequena notável que fez história em Hollywood). Nesta casa de número 13 hoje abriga um restaurante, o Carmem Miranda House in Club.

Uma das casas de Carmem Miranda

Paço Imperial
Uma bela construção que serviu de palco para os mais importantes eventos da história do Brasil...Não sabe quais são? Te falo...


- Foi a primeira moradia da família real portuguesa.

Quando a coroa portuguesa fugiu para o Brasil com medo (ou seria cagaço mesmo???) de Napoleão querer invadir Portugal, o Paço Imperial serviu como a principal moradia da família e sua corte. Gosto de imaginar a cena da família desembarcando no Brasil...devia estar um calor dos infernos, aquele povo com aquela rouparia toda, aquelas perucas...Ri muito agora internamente (divaguei, só um pouco vai...)


- Dia do Fico

Quem não se lembra da famosa frase de D. Pedro (Pedrão para os íntimos...rs) “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. Pra você que já postou essa frase no facebook e não sabe bem a origem, taí... Portugal queria que a família voltasse para a Terrinha porque o povo estava se sentindo abandonado (também...os caras saíram sem dar adeus...rsrs). D. João VI voltou, mas deixou seu filho D.Pedro em seu lugar e Pedrão esperto que só ele e querendo dar uma de popular disse que ficaria no Brasil “contrariando as ordens de Lisboa” Ahaaam...contrariando as ordens, sei...Quem é que ficaria “tomando conta” dessa bagunça organizada??? #AGenteFingeQueAcredita


- Assinatura da Lei Áurea

Que a Princesa Isabel “assinou” a lei áurea todo mundo sabe, mas poucos sabem que foi ali no Paço Imperial que ela deu uma acenada no estilo Miss Universo para o povo após a “assinatura”.

Hoje o Paço Imperial abriga restaurantes e um espaço para exposições. A entrada é gratuita e vale a visita para ter uma ideia de arquitetura antiga.


Informações:

Paço Imperial – Rua Praça XV de Novembrom 48
Horários: de terça a domingo, das 12h às 18:30.



Uma bela aula de história


A bela construção do Paço Imperial

O Chafariz
Você que passa pela Praça XV todos os dias já notou que tem um chafariz bem ali no meio? Não?? Pois é, o Chafariz idealizado pelo Mestre Valentim (contemporâneo de Aleijadinho) teve papel importante na história da Praça.

Construído por ordens do vice-rei Luís de Vasconcelos (1789), para receber águas do Rio Carioca, o chafariz servia para abastecer navios com água doce e potável, além de abastecer a própria população e servir de lavanderia...

O Chafariz é tudo feito de gnaisse carioca (pedra do Morro do Corcovado e do Pão de Açúcar, típica do Maciço da Tijuca)


O globo no pico da pirâmide representa o poderio de Portugal durante o período das Grandes Navegações

Então, você ainda vai passar pela Praça XV sem imaginar que ali foi um dos principais locais da Cidade Maravilhosa? Acho que não, né?

E você que ainda não conhece essa parte da cidade está esperando o quê? Descubra, viva e experimente novos lugares!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário