terça-feira, 10 de junho de 2014

De Graça é Mais Gostoso – Atrações Gratuitas na Cidade do Rio de Janeiro

Para o pessoal que já foi pra Europa, uma das principais admirações sobre o continente é: “Tem várias atrações de graça” , mas quem disse que no Rio de Janeiro não existe atrações gratuitas? Elas existem, são diversas e não é só museu não...até o pão de açúcar possui entrada gratuita, está duvidando? Então dá uma olhada...

Pão de Açúcar


Um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro pode ser acessado gratuitamente através de uma pequena trilha de 30 minutos. O Pão de Açúcar é constituído por dois morros, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar em sim. A trilha leva você para o Morro da Urca que, na minha concepção, é um dos mais legais. Já que é maior e você já tem uma vista incrível da Cidade. Caso você queira pegar o bondinho para o Pão de Açúcar, você paga um valor menor, quando eu fui estava R$17,00 só para subir e descer o Pão de Açúcar, caso eu quisesse descer o Morro da Urca também de bondinho eu pagaria um pouco mais.


A trilha em si é bem tranquila. Com início na Pista Claudio Coutinho, na Urca, tem uma duração de 30 minutos e o caminho é bem demarcado. Alguns pontos são meio íngremes e outros um pouco altos, onde você faz um esforço maior pra subir, mas nada que uma paradinha para tomar uma água, respirar e apreciar os micos que ficam zanzando por ali, não façam você retomar as forças e continuar. A trilha é tão tranquila que você vê crianças e idosos por lá. Então...vá em frente, a vista vai compensar o esforço.

Pensa que enquanto você está fazendo a trilha e se exercitando, tem um pessoal lá embaixo esperando numa fila enorme, debaixo do sol, pra subir no bondinho e que vai pagar R$62,00 “surreais”.

Informações:

Av. Pasteur, 520 - Urca. Tel. 2546-8400

A vista que se tem lá de cima...

Recuperando as forças

Pista Claudio Coutinho

Ele Soberano...Dica: Para ter esse ângulo do Pão de Açúcar, vá até o terraço do Botafogo Pra Shopping, é grátis ;)


Centros Culturais


O Centro Cultural Banco do Brasil  já teve exposição dos artistas impressionistas franceses (Monnet estava lá exposto), Artistas Plásticos renomados (Yaoi Kusama) e hoje em dia está expondo a vida e obra de Salvador Dalí, tá bom ou quer mais? A arquitetura do CCBB já vale a visita, mas se você pode apreciar as obras de arte gratuitamente, fica melhor ainda, né?

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
(21) 3808-2020
ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro/

Uma das exposições que dominou o CCBB - Yayoi Kusama


O Centro Cultural da Caixa Econômica vira e mexe oferece exposições bem bacanas. Hoje está com uma exposição de fotografias

“Em sua 57ª edição, o "World Press Photo", que é considerado o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo, contemplou trabalhos de 53 fotógrafos provenientes de 25 países, divididos em categorias como Política, Economia, Esportes, Cultura e Natureza.  A exposição com as 143 fotos vencedoras percorre 100 cidades em 45 países, e o Rio de Janeiro será a única cidade brasileira a receber esta edição da mostra.  Complementando a exposição, o público poderá conferir também a mostra "Sem Legendas 2014", com 120 fotos e 4 mini-documentários do jornal O Globo.
De 10 de junho a 12 de julho. Classificação 16 anos. Entrada franca.”



Avenida Almirante Barroso, 25, Próximo à estação Carioca do Metrô.
Telefone: (21) 2544-4080

Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h.

Centro Cultural dos Correios – Um Prédio que te remete ao Rio Antigo e reaberto ao público em 1922. O CCC possui exposições diferentes e interessantes. Mostras de fotografias dentre outros estão sempre por lá. O prédio possui 3 pavimentos, mas não é um passeio longo. Literalmente atrás do prédio do CCBB pode ser feito num dia de dobradinha cultural J



Rua Visconde de Itaboraí, 20
(21) 2253-1580
Terça a domingo, 12h às 19h.


Museu Nacional de Belas Artes
Se você sonha em conhecer esculturas famosas como a Vênus de Milo de Michelangelo ou A Vitória de Samotrácia que estão expostas no Museu do Louvre, você pode encontrá-las bem aqui no Rio de Janeiro. Sim, no Museu Nacional de Belas Artes estas obras de artes estão expostas em forma de réplica para serem apreciadas. Fora que o acervo do Museu é enoooorme, o prédio do Museu é lindo e você sai de lá com um gostinho de quero mais. O Museu, além do acervo permanente, divulga exposições temporárias.

Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia), Rio de Janeiro
(21) 2219-8474 - Fax: (21) 2262-6067
Terça a sexta-feira das 10 às 18 horas;
 sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas.
http://www.facebook.com/MNBARio

Lindo, não?

Museu do Louvre?



Escadarias Selarón - Lapa
Que a Lapa é o reduto da boemia, todo  mundo sabe, mas que ela também “esconde” uma obra de arte legal, algumas pessoas não sabem. Sim, os arcos já são bonitos, mas estou falando das escadarias Selarón. Uma escadaria colorida e que te leva par Santa Tereza (um bairro bem charmosinho e alternativo aqui no Rio). As escadarias foram anos de trabalho do artista Jorge Selarón, onde ele foi colocando azulejo por azulejo até formar as belas escadarias.



Rua Joaquim Silva - Lapa, Rio de Janeiro
Estações próximas Metrô Cinelândia


Igrejas
Você vai me dizer que quando viaja não entra em uma igreja? Eu mesma, em todas as viagens, sempre entro em uma...rsrs. Você pode ser de qualquer religião, até ateu, mas confesse que as arquiteturas dos templos religiosos são de cair o queixo, vai... Aqui no Rio temos algumas igrejas que merecem ser conhecidas:

Igreja da Candelária – Acho que essa é a igreja mais famosa da Cidade e uma das mais bonitas também. Com o seu interior recheado de ouro, o local te remete ao século XIX onde a vida social era ligada à igreja.

Praça Pio X - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-020
Telefone: (21) 2233-2324

Catedral Metropolitana – A igreja não tem um formato usual, só aí já vale visitá-la e foi um dos locais onde o Papa Francisco fez uma das suas missas durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
Av. República do Chile, 245 – Centro
Visitação: diariamente, 8-18h
Missas: Seg-Sex, 11h - Sáb-Dom, 10h

Mosteiro de São Bento – Localizado em uma colina atrás de uma Avenida Movimentada em pleno centro da cidade do Rio. O mosteiro de São Bento possui uma arquitetura bem simples no seu exterior, mas quando você entra...”ohhhh” muito ouro e esculturas lindas. De Quebra você ainda tem uma vista bem legal da cidade com a Ponte Rio-Niterói ao fundo.
Rua Dom Gerardo, 68 – Centro
Visitas: todos os dias, 7-18h
Visitas guiadas: Tel. 2516-2286

É lindo demais gente!

Capela Lateral do Mosteiro

Uma das vistas do Mosteiro ;)

Parque Nacional da Tijuca
Trilhas, cachoeiras e muito verde. O Parque Nacional da Tijuca é um dos maiores parques urbanos do mundo e pode ser desfrutado por qualquer pessoa, totalmente gratuito.

Estrada da Cascatinha, 850 | Alto da Boa Vista | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 20.531-590
Tels: (21) 2491-1700/ 2492-2252 / 2492-2253 | Fax: (21) 2492-2252 | Fiscalização: (21) 2491-1700
E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br



Lagoa Rodrigo De Freitas
Andar de pedalinho, bicleta dupla, patins ou simplesmente dar uma caminhada é a boa da Lagoa Rodrigo Freitas. Com o Cristo Redentor de braços abertos enfeitando a paisagem, qualquer atividade física feita ali fica muito mais legal e revigorante. Pra quem curte aventuras radicais, no Parque da Catacumba tem o Lagoa Aventura que tem serviços de rapel, tirolesa e arvorismo, mas aí essa parte já é paga, né? Rsr

Avenida Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, s/n

Lagoa Aventura

Tel: (21) 4105-0079 / Cel: (21) 7870-9162
Avenida Epitácio Pessoa, 3000 | Parque da Catacumba.
Aberto de 3ª a domingo de 9h30min às 16h30min (horário normal) e de 9h30min às 17h30min (horário de verão).
OBS: De 3ª a 6ª é obrigatório agendamento com 24 horas de antecedência.


E aí? Duvidou que tinha tanta atrações legal e 0800 na Cidade Maravilhosa? Eu já conheço todas elas e você? Conhece mais alguma barbada na Cidade? Conta pra gente :)

Leia mais sobre a Cidade do Rio de Janeiro aqui
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário